quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Eu queria ser ela





Quero me deitar em redes brancas, colorir nuvens, e brincar num céu azul e ficar à olhar paredes sem graça, imaginando bonecos nelas, vou subir em pé de laranjeira, só para te ver passar, depois descer e procurar, vou cantar cantigas velhas com meu avô, e deitar no colo de minha avó, que me conta histórias para dormir, mas que eu nunca durmo, porque estou ocupada demais, imaginando coisas, como seria um avião pousando em minha rua, ou de ver estrelas ao amanhecer, coisas assim, eu conto para minha avó, e ela me diz: "Menina pare de sonhar com coisas impossíveis", "sonhe com algo que você possa ter", mas eu digo para ela: Mais vó não mandamos em nossos sonhos, se eu pudesse escolher, sonharia com minha mãe, com os olhos escuros e silenciosos, como ela se vestia, como penteava seu cabelo, ou de como era seu sorriso, mas, eu não me lembro dela, nem de seus olhos, nem de suas vestimentas, ou de sua comida, quando ela se foi, eu era muito pequena, e quase nada me lembro, seu sorriso era o que mais queria me lembrar, mas, nem isso...Vó será que vou ver a mamãe de novo?
Querida lógico que vai, mas, isso irá demorar um pouco, até lá, sua mãe iria adorar que se divertisse como as outras crianças.
Naquela noite, a menina que era tão confusa em pensamentos, já não era mais, pois a sua vó acabara de lhe dar um conselho para a vida inteira.
A menina cresceu, e mais tarde quando viera à se tornar uma mulher, se casara e tivera filhos, mas sua avó já não estava mais junto com ela, a menina que se tornara mulher, nunca tinha perdido a menina dentro dela, porque na noite em que a menina contara sobre sua mãe à avó ela havia lhe dito à respeito de sua mãe, ela disse: Que os olhos, eram como os dela, suas roupas, parecidas, a forma como penteava o cabelo, a mesma que ela própria se penteava e o sorriso, tão doce quanto o dela, depois daquela noite, a menina jamais havia esquecido uma só palavra, e mais tarde quando viera à se tornar adulta, e viera à ter filhos, ela passou a ensinar à filha tudo que sabia sobre a mãe.
Vó já não estou mais tão confusa, meus pensamentos agora são para ela, que mal me lembrava, mas, agora tudo faz sentido, ela era eu.

Um comentário:

Tentando entender...

 Talvez todos nós estejamos perdidos nesse mundo louco e hostil. Talvez todos ainda estejamos em busca constante do final feliz ideal. Talve...